3 dicas para prevenir a dor lombar

Categoria: Saúde

A força e a flexibilidade projetadas na região lombar também a tornam suscetível ao desenvolvimento de muitos problemas. E por causa dos muitos nervos que percorrem a coluna e o resto do corpo, um problema na região lombar pode causar dores nas pernas, nos quadris e muito mais. Proteger a lombar envolve tomar medidas para evitar lesões, traumas e controlar algum problema que pode já ter ocorrido.



Por isso, vamos deixar aqui 3 dicas importantes que podem ajudar muito na proteção e estabilização da sua lombar. 



1. Fortaleça seus músculos centrais diariamente



Músculos fortes e de suporte em todo o tronco do corpo são essenciais para apoiar a coluna. Os exercícios de construção do núcleo incluem:





  • Exercícios cardiovasculares de baixo impacto 




  • Terapia hídrica




  • Exercícios com bola





Considere contratar um fisioterapeuta ou outro profissional de saúde qualificado para ajudá-lo a começar e fornecer orientações corretas sobre como se exercitar com segurança.



2. Invista em uma cadeira de escritório ergonômica



Inclinar-se para a frente ao trabalhar em uma mesa exerce pressão excessiva sobre os discos da parte inferior das costas e pode causar problemas, como degeneração ou deterioração do disco. Apoie a curva natural na parte inferior da coluna:





  • Usando uma cadeira ergonômica que ajuda a alinhar e apoiar suas costas e coxas corretamente




  • Colocando uma pequena toalha enrolada na parte inferior das costas para suporte adicional




  • Usando uma mesa, se possível, pelo menos durante parte do dia





É útil definir um cronômetro para cada 50 minutos a uma hora em seu telefone para se lembrar de verificar sua postura, caminhar por alguns minutos e alongar os músculos da região lombar e das pernas.



3. Proteja suas costas enquanto levanta



O levantamento de peso é uma causa comum de dor lombar. Atividades cotidianas comuns, como tirar sacolas de compras do carro ou levantar seu filho, podem causar problemas na região lombar. Levantar com as costas dobradas ou enquanto se curva pode causar uma lesão súbita na parte inferior das costas ou lesões repetitivas durante um período de tempo, levando a danos crônicos nos tecidos. Incorpore essas dicas e técnicas valiosas em suas atividades diárias para ajudar você a prevenir ou minimizar o desenvolvimento de novos problemas ou crises futuras de dor lombar. 



Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.



Por: Sonia Ferreira