A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO E DA RESPIRAÇÃO

Categoria: Saúde

Viver o momento presente é um importante objetivo de qualquer prática de meditação. Qual, então, é a melhor maneira de estar presente? Uma resposta assertiva é a respiração. Neste artigo, vamos entender o porquê de a respiração ser uma ferramenta de meditação tão poderosa, da importância de uma respiração consciente e adequada, e seus diversos benefícios como resultados da prática regular.



Os profissionais de meditação dizem que, para ver o que se passa em nossa mente e obter um insight, devemos primeiro acalmá-la. Quando usamos a respiração para isso, a introspecção profunda é apenas um começo. A meditação centrada na respiração pode ampliar nosso foco, aumentar nossa capacidade de concentração, ajudar a nos despertar para nossa verdadeira natureza e consciência e, com o tempo, com prática suficiente, até mesmo nos colocar no caminho do nosso bem-estar. O fato é que, enquanto passamos nossas vidas no piloto automático, distraídas, desligadas, com vários pensamentos por dia, à mercê de nossa mente consciente, a respiração está sempre lá, nutrindo nossa força vital a cada momento de cada dia. No entanto, em vez de tirar vantagem do poder de nossa respiração, nós ignoramos o quão potente ela é. Não é mesmo?



Por isso a importância de meditar regularmente. Quando estamos meditando, observamos e nos sintonizamos com a respiração. Quando focamos nossa atenção total na respiração, descobrimos que nossa mente consciente fica em segundo plano, e nossa poderosa mente subconsciente comanda tudo. Ou seja, ao invés de reagir sem pensar no que acontece ao seu redor, a respiração vai permitir que você observe tudo com calma, de um lugar muito mais silencioso e profundo. Dessa forma, a respiração serve como um poderoso portal para vivenciarmos o momento presente.



Como usar a respiração na meditação? O objetivo é observar a respiração pelo tempo que conseguir. Procure, em sua prática de meditação, sempre que notar que sua mente viaja em pensamentos, simplesmente deixe-os ir, e gentil e pacientemente volte sua atenção para a respiração. 



Quando você está meditando e vários pensamentos passam pela sua cabeça, o melhor a fazer é observar, sem julgar, caso não consiga controlar sua mente. Não tente comandá-la. Deixe que os pensamentos venham e vão naturalmente, mesmo os mais preocupantes. E pacientemente, traga sua atenção de volta para o ritmo natural e fluxo de respiração. De novo e novamente..., sempre atenta à sua respiração. 



O importante é saber que na meditação, aprendemos muito a reconhecer nossos pensamentos e colocá-los no devido lugar, deixá-los no tempo passado e vivenciar o tempo presente. 



Em resumo, se você deseja aproveitar os diversos benefícios da meditação, a respiração é a sua maior ferramenta!



Por: Sonia Ferreira