Alimentos saudáveis que ajudam a melhorar o humor

Categoria: Alimentação

Nós mulheres sabemos como nossa variação de humor pode nos afetar no dia a dia, não é mesmo? Principalmente naquela fase chata da TPM em que ficamos mais sensíveis e, muitas vezes, mais estressadas também. Mas, algumas atitudes ajudam a melhorar esse humor.



A alimentação é uma das grandes colaboradoras para uma melhora no seu humor, sabia? Pois é, apostar em alguns alimentos saudáveis vão te ajudar a manter a saúde em dia e ainda dar adeus ao mau humor. Quer saber quais são e quais seus benefícios? Confira!



Comer bem e melhorar o humor



Ao contrário do que muitas pessoas acham, é possível sim manter uma alimentação saudável e melhorar o humor. Não são só comidas super calóricas e cheias de açúcar que podem fazer isso por você.



O salmão, por exemplo, possui ácidos graxos ômega-3 que contribuem para a fluidez da membrana celular do seu cérebro e parecem desempenhar papéis-chave no desenvolvimento cerebral e na sinalização celular.
Em alguns estudos, o consumo de ômega-3 na forma de óleo de peixe diminui a pontuação da depressão.



O chocolate amargo também possui suas vantagens. Ele libera compostos benéficos, como cafeína, teobromina e N-aciletanolamina – uma substância quimicamente semelhante aos canabinóides que foi associada à melhora do humor. Além disso, ele é rico em flavonoides promotores, que demonstraram aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, reduzir a inflamação e melhorar a saúde cerebral. Tudo isso tem relação com a regulação do humor.



Até mesmo as bananas entram nessa lista! Elas são ricas em vitamina B6, que ajuda a sintetizar neurotransmissores de bem-estar, como dopamina e serotonina. Quando ela ainda está verde, é uma excelente fonte de prebióticos, um tipo de fibra que ajuda a alimentar bactérias saudáveis ​​no intestino. O intestino com bom funcionamento também está associado ao bom humor.



Para as apaixonadas por café, uma ótima notícia! Ele também entra nessa lista. O consumo do café (não pode ser em excesso, ok?) libera neurotransmissores como dopamina e noradrenalina que aumentam o humor.



E então, como anda sua alimentação e seu humor?  Você tem se sentindo de mau humor nesse período? Que tal apostar nesses alimentos para dar um up na sua saúde e no seu humor?



Para receber mais dicas como essas, aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber em primeira mão nossos conteúdos. Vamos amar compartilhar várias dicas com vocês!