Autocuidado. Pratique esse hábito todos os dias

Categoria: Saúde

Praticar o autocuidado pode ser muito mais simples do que parece. Muito se fala sobre esse assunto atualmente, mas você sabia que esse hábito pode estar presente mesmo nos menores detalhes do seu dia a dia? O autocuidado, ao contrário do que muitos pensam, vai muito além dos tratamentos estéticos, cremes e maquiagens.



O autocuidado é um hábito que pode ser praticado todos os dias, em pequenos momentos que te deixe feliz. Vamos falar sobre esse assunto e te dar dicas especiais para sempre ter esse hábito saudável em seu dia a dia.  Confira.



O que é o autocuidado?



O autocuidado nada mais é do que olhar pra si. Saber o que você gosta, o que te faz bem, é se conectar consigo mesma. Ele vai muito além de cremes e tratamentos estéticos. Claro que eles também podem entrar na lista de coisas que te fazem bem, porém não são só eles os responsáveis pelo autocuidado.



O autoconhecimento também é muito importante para entender quais são os seus processos.  Ele ajuda em várias etapas da vida, inclusive, a saber, quais atividades vão te dar alegria, qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio.



Podemos dizer que o autocuidado é processo constante, de olhar para si no trabalho, nos momentos de lazer, em casa, com os amigos... É permitir-se relaxar, sentir e fazer o que faz bem para você mesma.



Pequenos hábitos de autocuidado fazem com que tenhamos mais alegria de viver, mais energia, fazem com que possamos olhar para nós  mesmas com mais cuidado e leveza.



Quais são as práticas do autocuidado?



Precisamos lembrar que o autocuidado varia de acordo com cada pessoa. O que você precisa hoje pode não ser o mesmo que o outro precisa. Mas, algumas práticas simples vão te ajudar a se manter mais relaxada, olhar mais para seu interior e descobrir o que lhe faz bem realmente. Uma dessas práticas é a meditação.



A meditação é o momento perfeito para prestar atenção na sua respiração, olhar para dentro, relaxar e aproveitar o momento. Prestar atenção na própria respiração faz muita diferença em nosso dia a dia. É um processo que ajuda a acalmar a mente e nos coloca no momento presente, além de ter efeitos benéficos sobre a ansiedade.



A boa alimentação também é uma prática de autocuidado. Nossa relação com a alimentação também está muito relacionada com cuidado e atenção. Apostar em alimentos saudáveis reflete tanto em nosso corpo quanto na nossa saúde e nosso emocional.



Os exercícios físicos também vão muito além de manter um corpo em dia. Movimentar-se promove bem-estar no corpo e na mente por conta da endorfina, um dos hormônios liberados durante os exercícios que relaxa, combate o estresse e a ansiedade. Pequenas caminhadas, preferir as escadas no lugar do elevador, treinos de academia, enfim, o exercício que você mais gosta de fazer também melhora sua autoestima e te dá mais energia para enfrentar a rotina do dia a dia. Esse também é um autocuidado com você. Afinal, mente sã, corpo são não é mesmo?



E então, quais atitudes você já toma em prol do seu autocuidado? Lembre-se sempre de tirar momentos no seu dia para cuidar de você. Seja em casa, no trabalho, no curso. É sempre possível tirar alguns minutinhos para respirar fundo, se alongar e sorrir!