Benefícios do escalda-pés para seu dia a dia

Categoria: Saúde

Nossos pés são partes do corpo que sofrem bastante durante o dia a dia. Seja por conta de sapatos de salto, sapatos apertados, muito tempo em pé... nossos pés estão sempre nos levando para vários lugares e nos sustentando durante todo o dia.




No final do dia, além do estresse que costumamos sofrer, os pés também ficam exaustos.  Apostar no escalda-pés  é uma oportunidade perfeita de cuidar dos seus e relaxar no final de um dia estressante. Confira nossas dicas.




Benefícios do escalda-pés




•    Redução do inchaço das pernas

O inchaço nos pés e nas pernas é um problema muito comum que tende a aparecer com a idade, durante o período de gravidez, em dias quentes... Esse inchaço ocorre devido ao acúmulo de líquido nos pés, tornozelos e pernas. Para amenizá-lo, o escalda-pés é uma ótima alternativa, pois o processo ativa a circulação sanguínea.

•    Cuidados além dos pés

Muito mais do que apenas um relaxante para os pés, o escalda-pés cuida de todo o corpo.  Você sabia que os pés possuem aproximadamente 70 mil terminações nervosas ligadas a cada órgão do corpo? Isso significa que o relaxamento dos pés pode influenciar no bem-estar e no tratamento de algumas dores e lesões, seja qual for a região afetada.

•    Melhoria na circulação sanguínea

Os pés são a parte do corpo onde a circulação sanguínea é mais deficiente. Quando trabalhamos essa região, beneficiamos todo o corpo. Por isso, quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam e consequentemente, há uma melhora em todo no fluxo sanguíneo de todo o corpo.

•    Ajuda na redução do estresse

Só de colocar os pés na água morna já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Quando o ingrediente é incorporado à água, há uma melhora da bioeletricidade do corpo. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse.





Como fazer um escalda-pés





Existem várias formas de fazer um escalda-pé super relaxante em casa mesmo. Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC já é o suficiente. No entanto, é possível acrescentar sais e óleos essenciais para otimizar os benefícios da técnica.




Para o escalda-pés ser eficiente, lembre-se que o ideal é mergulhar os pés até a canela por no máximo 10 a 20 minutos.
Na hora de preparar o seu escalda pés conte com a ajuda de óleos essenciais, flores, sais e ervas, dependendo da sua necessidade. É possível preparar um escalda pés apenas com sal grosso, ou se preferir misturar sal grosso e algum óleo essencial também é possível.




Além de elementos que beneficiam o corpo com suas propriedades terapêuticas, utilizar elementos de fricção como cristais, pedras de rio ou bolas de gude para estímulo e massagem de pontos tensionados também pode ser uma ótima alternativa para otimizar seu momento relaxante.




Aproveite para fazer seu escalda-pés hoje mesmo e aproveitar todos os momentos relaxantes que ele oferece.