COMO ESCOLHER O VINHO PARA A OCASIÃO CERTA

Categoria: Alimentação

Esse momento é desafiador para muitas de nós, não é mesmo? Mas por que sofrer se você pode aprender a fazer a harmonização que melhor combina com o seu jantar? Embora existam alguns conselhos para combinar comida e vinho, a verdade é que você pode comer praticamente o que quiser enquanto bebe o vinho de sua preferência. 



Mas se você é daquelas que não quer quebrar nenhuma regra, então vamos lá!



Aqui estão algumas dicas para combinar comida com vinhos. 



7 dicas de harmonização de vinhos



1. Pinot Noir – este vinho tinto é leve e combina muito bem com receitas feitas com ingredientes como cogumelos e trufas. 



2. Chardonnay – vinho branco, leve, sedoso. São ainda mais deliciosos com peixes grelhados ou ao molho, como salmão ou frutos do mar. 



3. Champanhe – Perfeito com qualquer comida salgada. A maioria dos vinhos espumantes secos, como o champanhe, têm um leve toque de doçura. Isso os torna extremamente refrescantes quando servidos com alimentos salgados, como macarrão, por exemplo. 



4. Cabernet Sauvignon – Fantástico com carne vermelha suculenta. As misturas californianas de Cabernet e Bordéus são fabulosas com bifes e pratos como costeletas de carneiro e legumes salteados. Os taninos destes vinhos renovam o paladar a cada degustação. 



5. Sauvignon Blanc – Harmoniza com molhos picantes. Uma combinação perfeita é com vieiras e salada. Com certeza não irão dominar o vigor do Sauvignon Blanc. 



6. Rosé Seco – Combina bem com queijos. Quase todos os tipos de queijo combinam com o rosé seco, que tem a acidez do vinho branco e o toque frutado do tinto. Uma sugestão são os sanduíches de queijo italiano. 



7. Malbec – Uusado o suficiente para acompanhar alimentos como churrasco, e outras carnes com molho barbecue picante e doce. 



Gostou das harmonizações? A boa notícia é que não tem muita complicação para fazer a combinação certa de vinho e comida. Vale experimentar e ajustar ao seu paladar. E com isso você pode ser capaz de criar combinações fantásticas que vão dar aquele toque especial no seu jantar. 



E compartilhe suas melhores experiências aqui!



Por: Sonia Ferreira