COMO PRATICAR O AUTOCUIDADO DURANTE SUA VIAGEM DE FÉRIAS

Categoria: Viagem

O autocuidado é uma prática importante. É mais do que apenas máscaras faciais, poses de ioga e praticar seus exercícios físicos diariamente. É tudo isso e muito mais! Autocuidado é simplesmente cuidar bem de si mesmo. É a prática de fazer algo, qualquer coisa, para manter ou melhorar sua própria saúde mental ou física. Quando estamos nos organizando para fazer “aquela viagem”, pode até parecer estranho, mas o autocuidado se faz necessário até mesmo nessas horas. 



A verdade é que você pode experimentar uma indesejável mudança em sua saúde mental ou física enquanto viaja tão facilmente quanto em casa. Pode até ser mais provável! Com tantas novas visões e sons, é natural ignorar os sinais de alerta e colocar o autocuidado em segundo plano.



Qualquer pessoa que tenha experimentado um resfriado durante as férias dirá que isso prejudica sua experiência durante uma viagem. Estabelecer uma rotina de autocuidado durante a viagem ajudará você a manter seus níveis de energia altos, seu estado mental claro e seu corpo pronto para a aventura.



Sabendo dessa importância, vamos deixar aqui algumas maneiras de praticar o autocuidado enquanto você viaja:



1. Durma bem



A falta de sono permeia todas as áreas da sua saúde. Você vai precisar de pelo menos oito horas de sono para acordar bem e ter um dia maravilhoso para explorar o lugar e curtir seus passeios. Considere colocar uma máscara para os olhos em sua bagagem. Se precisar de silêncio para dormir, não se esqueça de adicionar tampões para ouvidos em sua lista de autocuidados. 



2. Faça uma lista de lugares que deseja conhecer



A maioria das pessoas que viajam gostam de conhecer todos os lugares possíveis, e se movimentam bastante para isso. Planeje com antecedência os lugares que deseja realmente conhecer, encontre a melhor vista da região e caminhe até lá. Procure explorar a maior parte dos lugares a pé. É uma maneira de se movimentar e respirar melhor os ares do local. 



3. Faça alongamentos



Além de ser super importante se mover com frequência, em seus passeios, esticar e fazer alongamentos é fundamental. Durante os intervalos da viagem, faça alongamentos. Dê uma esticada no corpo enquanto estiver viajando. Quando chegar em seu destino, tire  alguns momentos todas as manhãs para alongar os membros ou dar uma volta no quarteirão antes do café da manhã.



4. Aprenda a dizer não



Sair do mundo traz muitas novas oportunidades. Novos destinos para explorar. Novos amigos para conhecer. Novas atividades para experimentar e novos alimentos para comer. Dizer sim a cada nova experiência pode deixá-la mais exausta e confusa sobre quem você é do que era antes de partir. Ser mais seletiva sobre o que você diz "sim" a ajudará a ter a experiência de viagem que você deseja.



5. Dê um descanso do telefone e rede social



Postando fotos da viagem, compartilhando com amigos, tudo isso pode ser tentador, mas é importante que você crie uma zona sem seu smartphone para uma desintoxicação digital. Terminar seu dia com um tempo livre para você, distante da tela do celular pode ser libertador. 



Viu como o autocuidado é simples mas vai melhorar sua saúde mental e física durante sua viagem? E se você está lutando para desacelerar, faça uma atividade reflexiva. Faça um diário sobre suas experiências de viagem com o autocuidado e nos conte como foi. 



Se este artigo fez sentido para você, comente, curte e compartilhe com seus amigos em sua rede social. 



Por: Sonia Ferreira