Cuidados com a pele no Outono/Inverno

Categoria: Saúde

Não é segredo nenhum que nossa pele precisa de muito cuidado para se manter bonita e saudável em todas as estações do ano. Porém, devido ao clima mais frio e seco do Inverno, é importante tomarmos cuidados extras para evitar o seu ressecamento! Outro fator que interfere muito na textura da pele nessa época são os longos banhos quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Por isso, é imprescindível que nosso corpo se mantenha hidratado com o consumo de água e sucos e nossa alimentação seja balanceada com vitaminas e antioxidantes, além de, claro, seguir as recomendações de um dermatologista.



Procuramos a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e pedimos dicas certeiras para manter a pele viçosa e com muita vitalidade nessa temporada e eles compartilharam com a gente:

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA:
É ideal investir em uma dieta com legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais e previnem o envelhecimento precoce da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja e o limão, e vegetais como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos recomendados para esta estação. Manter a ingestão de água também é muito importante para a hidratação da pele e de todo o organismo, pois um corpo hidratado apresenta uma pele macia e viçosa. 



TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS:
O inverno é a melhor época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. 



DICA PARA MANTER A PELE HIDRATADA:
- Beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
- Evitar banhos quentes e muito demorados.
- Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
- Para peles oleosas e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
- Usar filtro solar diariamente.



Temos certeza que você vai ficar ainda mais linda com essas dicas valiosas. <3