Cuidados com a saúde no inverno

Categoria: Saúde

Os cuidados com a saúde são importantes durante todo o ano, no entanto, com a chegada do inverno, eles podem e devem ser intensificados. O coronavírus ainda é uma realidade e para aumentar ainda mais nossa imunidade durante esta estação alguns detalhes merecem nossa atenção especial.



Com as temperaturas mais baixas na maioria das regiões do país o organismo tende a ficar mais propenso a gripes, resfriados e pneumonias. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas de cuidados básicos para manter a saúde em dia durante a estação mais fria do ano. Confira!



Cuidados com a saúde no inverno




Alimentação balanceada e prática de exercícios são sempre as melhores formas de manter a saúde em dia. Mas, alguns cuidados extra nos ajudam a melhorar a saúde durante os dias frios.
Beber bastante é um desses cuidados. No frio é mais difícil sentirmos sede e por isso costumamos beber uma quantidade menor de água do que nosso corpo precisa. No entanto, a água é essencial para manter o bom funcionamento do organismo.  



Além de ajudar no metabolismo, a água garante uma melhor hidratação da pele e da garganta, principalmente nos dias de inverno que são mais secos, continuar se hidratando é fundamental para garantir mais saúde.



A pele também sofre bastante com a secura dos dias de inverno, por isso, capriche na hidratação. Para ajudar, siga alguns hábitos:



Tome banhos mais rápidos ou menos quentes;
Dê preferência a sabonetes neutros;
Use creme ou loções hidratantes por todo corpo.
Beba água




Sabemos que com o frio fica mais difícil de abrir janelas e portas de casa, mas manter os ambientes arejados é muito importante. Quando você deixa o ambiente muito fechado você impede a circulação de ar, o que colabora para o surgimento de doenças típicas da estação por conta da aglomeração de pessoas no mesmo local. Lembrando que esse fato também colabora para a disseminação do coronavírus. Fique atenta.



Você já deve ter percebido que a fome aumenta bastante durante o inverno, não é mesmo? O corpo pede por alimentos mais calóricos e pesados, no entanto, é muito importante continuar mantendo uma alimentação saudável e equilibrada mesmo nos dias mais frios. Não apenas para manter a forma, mas para melhorar sua imunidade.
Laranja, limão, brócolis e pimentão amarelo são apenas alguns exemplos de alimentos que podem ser incluídos na sua alimentação e que colaboram para uma melhor imunidade.



O frio causa certo desânimo para se exercitar, mas praticar exercícios também ajuda a aumentar a imunidade, melhora o humor e espanta a preguiça. Para continuar treinando com saúde durante o inverno, tome alguns cuidados como:



agasalhar-se, mas sem exageros;
manter a hidratação;
optar por horários menos frios;
aquecer antes do treino para estimular a musculatura;
respeitar seus limites.



Gostou das nossas dicas para inverno? Que outras práticas você costuma ter nessa estação para manter a saúde em dia? Nos conte nos comentários! E para receber mais dicas como essa e promoções especiais, cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece aqui na Hipy.