Importância da vitamina D para a saúde

Categoria: Saúde

A vitamina D nunca esteve tão em alta nas notícias como agora. Vários estudos estão sugerindo que ela pode ser uma grande aliada na prevenção contra o novo coronavírus e com isso, muitas pessoas estão buscando se informar e conhecer formas de ativá-la em nosso organismo.



Pensando nisso, resolvemos reunir alguma informações importantes para que você saiba como a vitamina D trabalha em nosso corpo e todos os benefícios que ela nos oferece para a saúde. Confira.



Como a vitamina D funciona no corpo humano




Essa substância, na verdade, é um é um hormônio produzido pelo próprio corpo humano. Quando ela foi descoberta acreditava-se que só poderia ser adquirida por meio de alimentos. Foi na década de 70 que os cientistas descobriram que a vitamina D era um hormônio e não uma vitamina, mas sua nomenclatura já estava consolidada e assim permaneceu.



Essa vitamina tem funções muito importantes relacionadas à saúde dos ossos e é responsável também por outras atividades, como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.



A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos e tem um papel importante na força muscular.



Além disso, as células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças. É aí que entra o estudo da sua importância na prevenção contra o coronavírus.



Como o corpo absorve a vitamina D?




A  principal fonte de vitamina D é a nossa pele. Por isso, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde. Alguns alimentos também são ricos em vitamina como peixes e ovos.



Nesse período de quarentena em que tanto falamos sobre a importância de cuidar da saúde e se alimentar bem, pensar na vitamina D também é importante. Insira na sua rotina esse banho de sol todo dia. Além de ser saudável, é uma força de distração para você. Aproveite para apostar nos nossos biquínis e maiôs. Afinal, também dá para pegar sol de forma confortável, saudável e se sentindo linda não é mesmo?



Nosso site está funcionando normalmente, seguindo as regras de higiene e todos os cuidados para garantir a saúde dos nossos colaboradores e funcionários.