Meditação - conheça os benefícios da prática

Categoria: Saúde

Com certeza você já ouviu falar bastante sobre a meditação durante este período de quarentena, não é mesmo? Essa prática tão benéfica ainda é pouco entendida e pouco praticada aqui no ocidente, mas pode trazer muito mais calma, concentração e clareza para o seu dia a dia.



Que tal aproveitar o momento de isolamento para tentar uma nova atividade? Se você ainda torce um pouco o nariz ou acha que não consegue se concentrar para meditar, confira nossas dicas e saiba mais sobre essa prática super interessante. Comece hoje mesmo!



Meditação e respiração




Você já parou para prestar atenção na sua respiração? Pois é, com o ritmo acelerado que vivemos muitas vezes nem reparamos no ritmo da nossa respiração. É correria para todos os lados, estresse, afazeres do trabalho, enfim, inúmeras atribulações da rotina que nos deixam cansados, irritados e tristes também.



Uma das técnicas da meditação é a respiração. E por mais que esse movimento seja involuntário em nossas vidas, quando paramos para prestar atenção nele muitas coisas mudam. A prática da medição é milenar nos povos do oriente. Ela vem ganhando muitos adeptos por aqui e oferecendo muitos benefícios para que possamos viver uma rotina mais leve e tranquila.



Meditar equilibra seu organismo



Como dissemos, o simples fato de controlar a respiração já regula os impulsos nervosos do corpo, nos deixando mais equilibrados e calmos. Por controlar os impulsos nervosos, a tensão diminui e corpo fica mais relaxado. Ou seja, a prática oferece benefícios para a mente e para o corpo, consequentemente.



Meditar te deixa mais moderado



Aqueles desejos impulsivos de comer o dia todo ou gastar o dinheiro que você não tem para comprar coisas que não precisa também podem ser controlados com a meditação, não é incrível?  A habilidade que ela nos traz de centrarmos mais nossos pensamentos e controlarmos os  impulsos faz com que não sejamos tão assediados pelos desejos e vontades diários, podendo até nos ajudar a emagrecer ou controlar melhor nossa vida financeira.



Meditar equilibra o seu ritmo



A meditação nos ajuda a ter mais foco, principalmente para quem é muito agitado e está sempre atropelando tarefas. Com o simples fato de tirar alguns minutinhos do dia para se concentrar na respiração é possível ter mais foco, tirar a ansiedade dos pensamentos e fazer com que tudo se resolva em um tempo mais ideal.



 



Como fazer a meditação




Nesse momento de ansiedade e quem já estamos em casa, é ótimo separar um cantinho mais silencioso e calmo para que você possa praticar. Principalmente para quem está começando. Vale a pena criar uma atmosfera com almofadas, incensos se você gostar e uma música tranquila em volume baixo.



É preciso entender que meditar não é “manter a mente vazia” e não pensar nos problemas que te atingem. A ideia é conseguir organizar os pensamentos para encontrar as melhores saídas para cada problema. O simples fato de sentar, fechar os olhos e observar o momento presente já é uma forma de meditar.



Não existe uma postura obrigatória para meditar. Você precisa apenas estar confortável. Muitas pessoas dizem que não conseguem meditar pois não é possível se sentar de pernas cruzadas, não conseguem controlar os pensamentos e nem se concentrarem. Para ter sucesso na meditação você precisa garantir seu conforto e precisa deixar que seus pensamentos surja, sem se fixar em nenhum deles. Deixe que eles apareçam e observe como você se sente quando ele apenas passa por sua cabeça.



A meditação é um ótima forma de começar o dia. Logo ao acordar, que tal experimentar tirar alguns minutinhos para essa concentração? Não existe limite de meditação que pode ser feito num dia, então você pode se adaptar ao que achar melhor. Seja começando e encerrando o dia com essa prática, ou em apenas um dos momentos ou quando sentir necessidade de um maior relaxamento durante o dia em casa.




Hoje já existem vários aplicativos de celular gratuitos que oferecem meditações guiadas. Eles são ótimos, principalmente para quem está começando a praticar. A meditação guiada ajuda a ter mais concentração e a não desistir tão rápido da prática.



Gostou da nossa dica? Aproveite para nos seguir no Instagram e também curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades! Amamos ter você sempre pertinho.