Por que usar filtro solar todos os dias?

Categoria: Saúde

Muitas pessoas ainda acreditam que usar o filtro solar todos os dias não é necessário e focam no seu uso apenas no verão. Porém, o cuidado com a pele deve ser diário e em qualquer estação do ano!



Para que não reste dúvidas sobre o assunto, vamos falar um pouco sobre a importância de usar filtro solar todos os dias, inclusive no inverno e no outono. Afinal, para manter sua pele saudável e mais bonita por mais tempo, é preciso ter alguns cuidados básicos todos os dias. Confira todas as nossas dicas e reflita sobre seus cuidados diários.



Por que usar filtro solar todos os dias?



Usar o filtro solar todos os dias não é apenas para manter a beleza da sua pele mas, principalmente, para garantir sua saúde.
Ainda existem muitas dúvidas sobres os raios solares, então vamos esclarecer um pouco sobre como eles funcionam para que você entenda a importância do filtro solar, inclusive nos dias nublados.



Os raios UVB são mais predominantes no verão do que no inverno, porém, os raios UVA incidem o ano todo, durante o dia inteiro. O interessante dos raios UVA é que eles também continuam sendo emitidos antes das 10h e depois das 17h e não são inofensivos.



Os raios UVB são aqueles que causam a famosa vermelhidão na pele, enquanto os raios UVA atingem também a derme e podem causar problemas futuros. O sol em altitudes elevadas pode ser ainda mais prejudicial durante o inverno, por exemplo, pois o índice ultravioleta fica ainda maior.  



O câncer de mama é o problema mais comum causado pela radiação solar excessiva na pele. Ele se instala na camada mais profunda da derme e pode, inclusive, alcançar outros órgãos.



Proteção todos os dias



Agora que você já sabe os riscos de saúde que exposição ao sol sem proteção pode causar, podemos falar sobre outro aspecto importante do uso diário do protetor solar que é a beleza da sua pele!



Quando os raios UVA atingem a derme, ele também chega até as fibras de colágeno e as “desgasta”, o que pode causar um aspecto mais envelhecido em sua pele. Independente da estação do ano, como dissemos anteriormente, esses raios estão expondo sua pele ao risco.



Dermatologistas indicam filtro solar fator 30 como o mínimo para qualquer tipo de pele. Por isso, criar o hábito de passar o protetor solar todos os dias pela manhã antes de sair de casa é muito saudável para sua pele e saúde.  Não se esqueça também de proteger suas mãos, pescoço e nuca.



Você já tem cuidados diários com sua pele? Já sabia sobre todos os efeitos solares durante todo o ano? Aproveite nossas dicas e cuide-se cada vez mais! E lembre-se: filtro solar deve ser usado todos os dias e não somente quando você vai à praia.



Gostou das nossas dicas? Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e curtir no página no Facebook para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades aqui da Hipy.